Coluna de Fogo

SEJAM IMITADORES DE DAVI!

22/02/2013 12:27

Sei que muitos se surpreenderam com o titulo do tema, pois muitos conhecedores da palavra de Deus sabem que devemos ser imitadores de Cristo, o nosso dever é inspirar e se espelhar único e exclusivamente no autor e consumado de nossas vidas Jesus Cristo. No entanto estava eu refletindo sobre a vida e trajetória do rei Davi. E por muito pesquisar, descobri que o mesmo era um filho bastardo ele era o oitavo filho no qual era o único que cuidava das ovelhas, todo serviço braçal era por conta dele, pois devia ficar escondido, ele era a vergonha do pai enquanto os seus irmãos eram soldados de guerra que era o sonho de Davi. Muito sendo ele humilhado pelos irmãos e ate mesmo pelo pai, estou eu aqui conjecturando, uma vez que sabendo que ele era um filho bastardo, no entanto ele sempre foi humilde, sempre honrou seu pai e nunca blasfemou contra Deus. Eu digo isso com tal propriedade, pois o próprio Deus após rejeitar a Saul como rei, ele fala para o profeta, juiz e sacerdote Samuel que encontrou um novo rei e o mandou ir à casa de Jessé para poder ungi-lo a rei.
“Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou”. 1 Samuel 13:14.
“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. Atos 13:22.
É tão intrigante essa passagem, pois o próprio Deus relata que Davi é conforme o seu coração, é interessante, pois é o mesmo que dizer que Davi tem a mesma forma, ou anda em conformidade, ou é idêntico, e está de acordo com o coração de Deus. E foi isso que o Senhor disse: “Ele é segundo, conforme, de acordo e idêntico ao meu coração”. Por este motivo falo que devemos ser imitadores de Davi, mas não adorar a pessoa de Davi, pois ele não é digno de ser adorado, mas temos que ter a mesma atitude que ele teve para que possamos ser aceitos por Deus e favorecidos assim como Davi foi. Caro leitor ainda não se espante, pois não cheguei à conclusão deste texto, muito tenho a esmiuçar sobre a vida de Davi. Seu primeiro ato de fé mais detalhado pela bíblia é sua vitoria sobre o gigante Golias, apesar da bíblia não ser tão detalhista quanto ao fato dele matar leões e ursos quando tentavam matar as ovelhas que eram cuidadas por ele e por ser ele tão raquítico e matar leões e ursos é para mim muita fé. Davi fica indignado, diante da covardia dos soldados de Israel, pois estavam com medo de Golias, mas Davi não se acovarda diante da grandeza de Golias, pois ele mesmo diz a Golias: “Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor todo poderoso, o Deus dos exércitos israelitas que você desafiou”. (1°Sm 17.45). E Davi vence o gigante Golias, está ai seu primeiro ato de fé, não é de se esperar por menos, pois um homem segundo o coração de Deus tem autoridade mesmo. Fico ainda mais deslumbrado quando ele teve duas oportunidades de matar o rei Saul, um rei que já havia sido deposto e rejeitado por Deus, sua declaração é que jamais poderia tocar num ungido de Deus. Se olharmos pela ótica do direito, Davi poderia muito ter matado Saul, pois seria em legitima defesa, uma vez que Saul declarar e persegui-lo para poder mata-lo. Mas mesmo assim, Davi não ousou se quer tocar em Saul. Uma vez que o mesmo era ungido de Deus. Quantos por ai não estão atacando os ungidos de Deus! Mesmo sendo eles errados, não cabe a nos atacar e nem tocar em um ungido de Deus, mesmo sendo este um Saul da vida, mesmo sendo rejeitado por Deus, temos que esperar o Senhor agir, pois ele trata com justiça. Essa é a parte mais intrigante, pois é o momento em que Davi comete adultério com Bate-Seba, esposa de Urias que era um de seus soldados, muitos conhecem a narrativa da bíblia onde o rei ao coabitar com a esposa de Urias, a mesma se engravida e Davi trama, planeja a morte de Urias para que não seja descoberto o seu ato de adultério, mas achando que ficaria impune, o profeta Natã vem ate Davi a mando de o Senhor repreender a Davi, o filho de Davi e Bate-Seba fica doente e ele faz um jejum chora e ora a Deus para que o menino seja salvo, porem o menino morre, e todos pensam que Davi fosse fazer uma loucura, no entanto ele se levanta se banha e vai adorar ao Senhor e todos perplexos o porquê dessa atitude, E disse ele: “Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim”. toda essa narrativa pode ser encontrada em: (2° Sm 11 e 12). Muita das vezes nós nos apegamos às pessoas, não estamos preparados em lidar com a morte, preferimos não pensar que vamos passar por tal hora tão drástica e Davi com essa sua atitude mesmo ferido, mesmo triste, não havia mais nada que ele pudesse fazer se não aceitar a decisão de Deus! É o que precisamos fazer, devemos sempre aceitar o que Deus tem decidido em nossas vidas, mesmo sendo algo tão triste como a morte. Nunca devemos questionar e sim adorar a Deus em todo momento, em toda hora devemos dar graças. Davi quando estava em seu auge, ele fez os salmos 23 que é bem conhecido por nos outros, “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Davi está neste salmo contando todas as bênçãos, tudo o que ele tem recebido pelas mãos de Deus, só que na vida de Davi nem tudo foram bênçãos, ele também teve aflições e no pior momento de Davi que foi o adultério seguido de um assassinato ele faz o salmos 51, é muito lindo este salmo, mas vou colocar aqui somente um pequeno trecho dele.
“[Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Salmos 51:1-5. 
Aqui é o reconhecimento da sua fraqueza, declarando que ele é falho e humano, mesmo ele sendo rei, mesmo que ele pela ótica humana ser abaixo de Deus, todo poderoso aqui na terra, ele se humilha, ele declara que sem Deus ele não é nada, e é por isso que o Senhor acha graça na vida de Davi e o perdoa pelo ocorrido. E para finalizar, não poderia deixar de citar quando seu filho Absalão tenta roubar o seu trono, ele planeja matar o seu próprio pai querendo tira-lo do poder, o filho se revolta contra o seu pai, o rei querendo tomar o seu lugar. Declara-se rei o põe a perseguir o seu pai, no entanto Davi não se levanta contra o filho pelo contrario ele pede às tropas que não matem o seu filho e que o tratem com bondade, mesmo Absalão se revoltar contra ele, mesmo ele tentando ate mata-lo, Davi o amou incondicionalmente. Ele não queria a morte de seu filho, porem era prevista a morte de Absalão uma vez ele ter se levantado contra um ungido de Deus. Mas eu aprendo muito com essa atitude de Davi, pois podemos ver ai quantos pais e filhos tem se levantado uns contra os outros por causa de ganância e de poder, quantos tem se destruído, tem se cumprido as escrituras por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará. (Mt 24.12). A conclusão que chego é que devemos ser imitadores de Davi, pois ele foi a todo tempo humilde, sempre se humilhava na presença de Deus, reconhecia a suas falhas e amou de tal maneira, quero deixar claro que não estou exaltando a Davi, pois assim como eu ressaltei bem acima, temos que sermos iguais a Cristo o nosso único e eterno salvador, porem como poderíamos ser iguais a Cristo que é Deus, e que é digno de ser adorado, como podemos ser semelhantes a ele se nem mesmo conseguimos ser iguais a Davi que foi um simples ser humano, que foi segundo o coração de Deus! Para que possamos ser semelhantes a Cristo, temos que no mínimo imitar toda atitude de Davi, só assim quem sabe conseguiremos ser imitadores de Cristo, muitos acham que é impossível ser igual a Cristo, mesmo ele tendo dito: “Tende bom animo eu venci o mundo” mesmo ele a todo tempo nos animando e dizendo que seremos capazes de resistir o mundo junto com suas tentações, mas muitos dizem: “Poxa, ele podia resistir, ele é Deus, tudo ele pode fazer, não da para comparar”. Pode ate ser um pouco plausível, muitos acham abrigo nessa frase como uma desculpa para justificar seus atos de pecado, mas já que não podemos ser totalmente sem pecado, assim como Jesus foi e é, então que pelos menos possam ser iguais a Davi, que reconhecia que era falho e pecador, se humilhava diante de Deus e mesmo sendo pecador foi o homem segundo o coração de Deus. Então vai continuar usando desculpas para adorar o Senhor em espírito e em verdade, ou vai fazer igual a Davi e adora-lo independente das circunstancias? 
Leandro Daniel!

Pesquisar no site

Contato

Atalaiadedeus (31)986300008