Coluna de Fogo

A OBEDIÊNCIA DOS ANIMAIS

03/08/2013 15:54
 
Os animais ouvem e obedecem a voz de Deus; e você?
Fico intrigado quando vejo na bíblia o quão obediente os animais são a voz de Deus.
Segue alguns exemplos.
Quando Deus mandou Noé construir a barca, o Senhor especificou que deveria ter um animal de cada especie, a bíblia não explica detalhadamente, mas o Senhor mandou que os animais fossem ate Noé, cada especie de animais, selvagens, domésticos, e a bíblia diz que entram de dois em dois na arca, muitos organizados. Nenhum destes animais atacou Noé e sua família, pois estavam ali sobre ordens do Senhor, e notem a reverencia dos animais quanto as ordens de Deus, este evento foi um grande sucesso, ninguém poderia ter relações dentro da barca e ate mesmo os animais obedeceram esta ordem de Deus. Em Gênesis no capitulo 22 é muito bem explicado este fato
 
Outro exemplo de obediência a voz de Deus por parte dos animais, são as pragas que vieram sobre o Egito em Êxodo do capitulo 8 em diante, onde O Senhor envia as rãs, os piolhos, as moscas e os gafanhotos para atormentar os egípcios, todos estes cumprem o proposito de Deus, e executam com ordem e decência aquilo que Deus os manda fazer, sem exitar, sem questionar, simplesmente fazem.
 
Eu estou apenas começando a detalhar a fidelidade dos animais para com Deus. No livro de Números 11. 31 Deus envia as codornas para se servirem de alimento para o povo de Israel que estavam no deserto, eu imagino o Senhor falar com estes animais:
- “Codornas obedecei a voz do Senhor; sobrevoem  o deserto em Taberá pois vocês servirão de alimento para o meu povo que ali estão”. Deve ser assim que Deus falou com elas, pois as mesmas sobrevoaram e ali ficaram para se servirem de alimento para o povo de Deus que reclamavam por não ter carne para comer só maná! Ainda no livro de Números capitulo 22 versículo 22 Deus fica irado com Balaão e se põe no caminho de Balaão, pois quando na bíblia fala do Anjo do Senhor com letra maiúscula, refere-se ao próprio Jesus, é interessante que a jumenta de Balaão, não se atreve a continuar a caminhar, ela para na presença do Senhor, ela reverencia, mesmo ela recebendo açoites de Balaão, ela não prossegue, houve por parte da mula uma reverência e temor  a presença do Senhor e a mesma fala com o  dono o porque dela ter parado.
 
Essa é a parte preferida que eu vejo a obediência dos animais para com Deus, em 1 Samuel capitulo 6. 7. Aqui fala dos Filisteus que roubam a arca da aliança e colocam no templo de dagom, e o texto fala que sobreveio sobre eles, tumores , e eles atemorizados, tem a ideia de mandar de volta a arca. 
“Agora, pois, tomai e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas com crias, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e tirai delas os seus bezerros e levai-os para casa. Então tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e colocai, num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá. Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso. E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa. E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorroidas. Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes”. 1 Samuel 6:7-12 
 
Sabe o que mais me intriga? É que as vacas haviam acabado de dar cria, e as mesmas estavam amamentando, nenhum animal abandona sua cria, experimente fazer isso com qualquer animal que tenha dado cria, elas não se afastam ate mesmo ataca a pessoa, no entanto estas vacas estavam sobre a ordem e levar a arca da presença do Senhor de volta aos Hebreus, o texto fala que elas não pararam, elas não olharam para trás, nem para os lados, elas foram  ate o destino em Bete-Semes, tudo de acordo com o proposito de Deus, a palavra diz que quem amar os filhos mais do que a Deus, não é digno do reino dele. Notem que as vacas deixam para trás os seus filhotes para atender a uma ordem de Deus. E após obedecerem elas são oferecidas como sacrifício para Deus!  O que é intrigante, é que estas nunca haviam levado carga  alguma, o animal é treinado para fazer tal serviço, e no entanto elas recebem o jugo e levam a arca.
 
“Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro”. 1 Reis 17:2-6.  Deus manda os corvos alimentarem o profeta Elias, e estes o obedecem, fazem o que o Senhor determina.
 
No livro de Daniel 6, quando o mesmo é lançado na cova dos leões, relata a bíblia que estes estavam famintos, no entanto nada fizeram a Daniel, pois o Senhor havia tapado a boca dos leões e o rei Dario manda jogar na cova os acusadores de Daniel e relata a bíblia que antes mesmo deles chegarem no chão os leões os haviam despedaçados.
 
Quando Jonas desobedece a Deus e tenta fugir dele, é bem conhecido por nós que o mesmo compra uma passagem de navio para ir numa direção oposta a que Deus havia ordenado, e sobreveio uma grande tempestade no qual Jonas percebe que é por ele estar desobedecendo a Deus, então o mesmo pede para ser lançado ao mar, acredito eu que o mesmo pede para ser jogado em alto mar, pois ele não queria fazer a vontade de Deus então ele prefere a morte, pois em alto mar, não teria como ele se safar, era morte certa, no entanto Deus ordena que um grande peixe engolir a Jonas, e o mesmo o leva para Nínive. Jonas não obedeceu, mas um peixe ordenado por Deus o levou, o peixe não hesitou, simplesmente fez o que o Senhor mandou, vai la e engula, o peixe fez. Ainda em Jonas tem outro animal que obedece a voz de Deus. 
“Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta de modo que ela secou”. Jonas 4:7. Os animais ouvem e executam tudo o que Deus manda, sem se importarem com o que esta em sua volta.
 
Nos livros de Lucas 5.1-11 – João 21.1-17 onde Jesus manda eles lançarem a rede, relata a bíblia que Pedro, Tiago e João que estavam ali no barco, passaram a noite tentando pescar e não haviam pescado nada, e Jesus manda eles jogarem novamente a rede e eles pescam muitos peixes, o Senhor Jesus faz este milagre duas vezes antes e após ele ser crucificado, ele ordena aos peixes entrarem na rede, e estes obedecem a voz do Senhor.
 
E em Mateus 21, Jesus manda dois discípulos buscarem uma jumenta e o jumentinho sua cria, e este iria cumprindo esta profecia de Zacarias.
“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta”. Zacarias 9:9 
 
E cumpriu-se a profecia, o jumentinho foi montado por Jesus, e ele simplesmente obedeceu o proposito, o chamado de Deus na sua vida. É interessante, pois os animais são chamados por nós, de animais irracionais, no entanto quando se trata de obedecerem a Deus, eles o fazem sem questionarem, sem reclamarem eles obedecem e temem a Deus sem se preocuparem com as consequências, mesmo tendo de abandonarem suas crias, mesmo se forem para se servirem de alimentos, para serem sacrificados, os animais conhecidos por nós como irracionais, não ousam desobedecer uma ordem de Deus, no entanto nós que somos feitos imagem e semelhança de Deus, nos que somos a obra prima de sua criação, nós que somos a menina dos olhos de Deus, não obedecemos a ele com tanta dedicação, com tanto temor igual os animais, espero que estes trechos citados possa levar a você que estiver lendo este texto, a refletir sobre o assunto, espero que você possa a passar a obedecer a Deus assim como os animais, quem sabe possamos aprender com eles a sermos obedientes? É assim que Deus quer que  agimos, para com ele, não olhar para trás, não importar com nada, simplesmente fazer a vontade dele, sem questionar, pois tudo o que ele faz é perfeito, e nós devemos estarmos sempre no centro da vontade dele, fazer a vontade dele na terra, como a vontade dele é feito no céu e é feita pelos animais, pois toda a criação obedece a sua voz, e não podemos ser diferentes, fica a dica, aprendamos com os animais.

Pesquisar no site

Contato

Atalaiadedeus (31)986300008