Coluna de Fogo

A LINGUAGEM TRINA DA BÍBLIA

01/04/2014 16:46
 
 
 A LINGUAGEM TRINA DA BÍBLIA
 
 Linguagem alegórica: Etimologicamente, o grego "alegoria" significa " dizer o outro", " dizer alguma coisa diferente do sentido literal.". Alegoria é uma representação tal que é dita para dar a noção de outra. Para melhor entender o que seja uma alegoria. Ex: 
-"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura." 
- " Mais vale um pássaro na mão que dois voando." 
- " Casa de ferreiro, espeto de pau. "
 
A linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado. Ex: "Morri ao saber que ele veio" - eu não morri de verdade, isso é uma figura de linguagem. A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. 
 
Linguagem literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto.
Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo. Ex: "Ele morreu em um acidente de carro" - ele morreu de verdade, isso é o sentido literal da palavra.
O que eu quero com tudo isso? Bom só quero dar um explicação para lhes esclarecer que na palavra de DEUS, a bíblia possui estas 3 linguagens, alegórica, figurativa e literal. JESUS sempre contava parábolas, quando por exemplo ele conta a parábola das dez virgens em Mt. 25. 1-13, as moças representadas nessa parábola, não são mulheres de verdade, JESUS quando usa as mulheres ele se refere a igreja, em apocalipse 12, fala da mulher e do dragão, a mulher é a igreja e o dragão ou serpente, é o diabo, isso é alegoria, quando fala de chifres, isso quer dizer poder. A prostituta em Ap. 17 refere-se também a uma igreja. Por isso quando for ler a bíblia, temos que pedir ao ESPÍRITO SANTO para nos esclarecer a cerca da palavra, não podemos ler ela literalmente, ou ficamos escandalizados, ou muito das vezes pecamos, pois: 
“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.”2 Co 3:6
No antigo testamento é totalmente literal sua interpretação, pois este era o tempo da lei, no entanto DEUS enviou seu filho, para nos redimir de todos os nossos pecados. Então não vivemos mais o tempo da lei, e sim da graça. Quando satanás induziu o primeiro casal a desobedecer a DEUS comendo do fruto proibido, a intenção de satanás era destruir todos os seres humanos, já que eles pecaram e o como a lei de DEUS diz que o salário do pecado é a morte, ali Adão e Eva cometem o pecado de desobediência que para DEUS é tido como pecado de feitiçaria. Com isso todos os seres humanos já estavam condenados assim como o diabo, então DEUS da a sua sentença em Gn 3.14 para dar uma oportunidade a humanidade. E essa oportunidade é o nascimento de JESUS, como homem, e ele ser crucificado para sermos salvos. Is. 41. A inimizada da serpente e a mulher, simboliza a inimizada do diabo que é a serpente e da igreja que é a mulher. E a descendência da mulher, DEUS está falando de JESUS que viria a terra para esmagar a cabeça da serpente que é satanás, e a sua morte na cruz está se cumprindo essa profecia. A bíblia usa essas três linguagens, por isso precisamos ter muito cuidado, temos que pedir que o Espírito Santo nos fazer entender o que ele está dizendo, e não simplesmente ler como se fosse um livro qualquer. Vou colocar algumas citações nas quais me deparei aqui no face, mais uma vez a criatura querendo questionar o criador. Criatura; recolha-se a sua insignificância!
 
• “Vambora sacrificar (assassinar) ateus para Jesus” (Lucas 19:27). Se lermos todo o texto, podemos entender que JESUS está contando uma parábola, uma história de um senhor, para fazer uma comparação do que vai acontecer com os seus servos que receberem de DEUS algum dom, ou talento e não fazer multiplicar este talento, e bem no final diz que todo aquele que não creu e não aceitou o Senhorio de Jesus, este vai morrer em seus pecados e delitos e vai ter o mesmo destino que o diabo.  Essa é uma alegoria que JESUS usou. Não seja idiota para interpretar ao pé da letra que é para matar os ateus, não é isso que JESUS ensina, pois quando ele estava sendo crucificado, ele na cruz pediu a DEUS para perdoar os seus algozes e não matar.
 
• “proibir mulheres de falar e ensinar” (I Coríntios 14:34-35). Para podermos entender, quero esclarecer que na lei da bíblia em nenhum momento DEUS proíbe a mulher de exercer cargo ou falar na igreja, essa lei que Paulo se refere é uma lei daquela época predominante na cultura Greco Romana que dizia: “A mulher que falar em público essa estará desonrando o marido, ou o pai ou irmão mais velho que estivesse sobre seus cuidados.” Entendam que Paulo está falando a cerca da cultura daquela época, onde se proibia a mulher de se falar em público, e na lei de DEUS não tem este mandamento ou tal proibição, basta ler a bíblia. Essa foi uma norma cultural em que Paulo não foi contra ela para pregar o evangelho. Prova disso é que em Juízes havia uma mulher que liderava Israel, ela era juizá daquela época, além de profetiza ela era juizá usada por DEUS, seu nome é Débora Jz 4.
 O mesmo se aplica em (1 Timóteo 2:9-10 e 1 Pedro 3:3-5). Havia todo um contexto histórico específico em que a mulher falar em público era desonroso, porem a bíblia em si não é contra, pois de acordo com Gn 1.26,27. Homem e mulher são imagem e semelhança de DEUS, iguais perante Ele porem com funções diferentes. Temos que saber diferenciar um principio de uma norma cultural. Quanto as joias, no sentido das mulheres não ser vaidosas e se pegarem as coisas materiais, para entendermos melhor, quero citar quando a mulher de Ló vira uma estatua de sal, ela olha para trás não era de curiosidade para saber o que estava acontecendo em Sodoma e Gomorra, mas ela olha pois não se conformava em deixar os seus bens para trás, ela estava preocupada com a riqueza que estava perdendo e deixando para trás e o texto fala aqui em Timóteo e primeira Pedro, é neste sentido. Onde está seu coração? Nas coisas fúteis, na beleza exterior, no bem material, nas riquezas, no ouro e na prata? A mulher tem que se enfeitar sim, mas que o enfeite, as joias não seja o senhor da vida delas, é neste contexto.
 
• “proibir o divórcio e o recasamento” (Lucas 16:18).  Sim o divórcio é pecado, porem olhem o que disse JESUS:  "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de FORNICAÇÃO, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério". Mateus 19:9. Em outras traduções diz em caso de ADULTÉRIO, caso o seu cônjuge cometa adultério, ou mantenha relações sexuais com outro(a) que não seja o seu cônjuge, tem sim o respaldo bíblico para se divorciar.
 
• “e o melhor dos mandamentos: apedrejar até a morte criancinhas desobedientes aos pais” (Rm 1:30-32).  Bom quanto a este trecho, eu vou colocar todo o contexto pois se eu pegar trechos isolados da bíblia eu vou encontrar muitas heresias, ate mesmo mandando adorar o diabo, pode-se achar muito coisa se não lermos todo o contexto bíblico. Primeiro é que JESUS no novo testamento ele nos da outro mandamento que é: (Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos). Não tem nenhum mandamento apedrejar ninguém, de qual bíblia essa pessoa retirou este mandamento? Ele deve estar olhando a bíblia do diabo. (risos). Olhem que no trecho em que foi citado a pessoa leu que DEUS manda apedrejar crianças, porem se lermos todo o contexto, em momento algum Paulo está se referindo a crianças. E sim fala de seres humanos que distorcem a palavra de DEUS, e adverte aos que fazem isso, por distorcerem a palavra são merecedores da morte, da condenação eterna. Não fala nada de apedrejar crianças, vou postar aqui todo o capitulo para vocês entenderem. Pois texto sem contexto é pretexto para heresia.
 
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. Romanos 1:16-32
 
• Não cometam heresias fundamentando a cerca de versículos isolados da bíblia, pois é dessa forma que nasceram varias seitas, pois em suas insignificância retiram versículos isolados e fundamentam suas blasfêmias contra DEUS. Fica a dica. Texto sem contexto é pretexto para heresias.
Leandro Daniel

Pesquisar no site

Contato

Atalaiadedeus (31)986300008